Pode parecer cômico, mas, para muitos, é uma pergunta séria: engolir sêmen faz mal? Afinal, essa pode ser uma prática comum entre casais ou o resultado esperado de um sexo oral.
+ Dia do Sexo: 10 dicas para fazer um 69 prazeroso
+ 5 dicas para fazer um sexo oral fantástico
Além de sentir o gosto do sêmen — que, para muitas pessoas, pode ser desagradável —, o que pode acontecer com você ao ingerir o líquido? Existem riscos de se contrair ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) ou de prejudicar sua dieta? Saiba mais com informações da “Women’s Health”.
Composição do sêmen
Para entender se o sêmen pode te prejudicar, é necessário, primeiramente, entender o que o compõe. De acordo com o urologista Nelson Bennett, 80% do líquido é água. Contudo, ele ainda contém proteínas, aminoácidos, frutose e glucose (açúcares), zinco, cálcio, vitamina C e outros nutrientes.
Segundo um estudo publicado no “Journal of Andrology”, a concentração de proteínas no líquido é de 5 g a cada 100 ml. Como cada ejaculação expele, em média, 5 ml do líquido, são cerca de 250 mg de proteínas ingeridas.
Engolir sêmen faz mal?
Se você teme a quantidade de calorias no semên, não se preocupe: a estimativa é que cada “porção” do líquido contenha entre uma e cinco calorias, segundo Justin Lehmiller, pesquisador do Kinsey Institute. Isso não é suficiente para prejudicar sua dieta.
No entanto, a prática pode representar um risco de se contrair ISTs. De acordo com o proctologista Evan Goldstein, clamídia, gonorreia, HPV e HIV podem ser contraídas por meio do líquido da ejaculação masculina. Mas Justin alerta: “Não importa se você engole o sêmen ou o cuspa. O risco vem de ter ejaculado na boca.”
Dessa forma, a recomendação dos especialistas é utilizar preservativos não somente durante a penetração, mas durante o sexo oral.
Além disso, outro risco à saúde está relacionado a uma condição rara: a hipersensibilidade ao plasma seminal, mais conhecida como alergia ao sêmen. Essa também está associada à exposição da boca ao líquido, independentemente de sua ingestão.
“Os sintomas [da alergia ao sêmen] podem variar, mas geralmente envolvem vermelhidão, inchaço e coceira na região genital, que começa dentro de uma hora após a exposição ao sêmen”, explica Justin. “No entanto, algumas mulheres apresentam sintomas mais graves e pelo menos algumas tiveram reações anafiláticas, que são potencialmente mortais.”
Nesse sentido, Justin conclui, atestando que, desde que o parceiro esteja livre de ISTs e a pessoa que o ingerirá não seja alérgica, é improvável que engolir sêmen tenha algum efeito negativo à saúde.